NEUROPSICOLOGIA

A neuropsicologia é a área da psicologia e das neurociências que estuda as relações entre o sistema nervoso central, o funcionamento cognitivo e o comportamento. Suas principais atuações abrangem o diagnóstico complementar e intervenções clínicas voltadas para os diversos quadros patológicos decorrentes de alterações do sistema nervoso central, bem como pesquisa experimental e clínica na presença ou não de patologias. Possui interface com as áreas da neurologia, psicologia, geriatria, pediatria, psiquiatria, fonoaudiologia, pedagogia, forense e, mais recentemente, com economia e marketing.

No contexto clínico, os principais objetivos da avaliação neuropsicológica podem ser resumidos em: (a) auxiliar no diagnóstico diferencial de quadros neurológicos e transtornos psiquiátricos; (b) investigar a natureza e o grau de alterações cognitivas e comportamentais; (c) monitorar a evolução de quadros neurológicos e psiquiátricos, tratamentos clínicos medicamentosos e cirúrgicos; (d) planejar programas de reabilitação voltados para as alterações cognitivas, comportamentais e de vida diária dos pacientes.

É importante ressaltar que a avaliação neuropsicológica não se limita à mera aplicação e correção de testes cognitivos. Ela possibilita o raciocínio de hipóteses diagnósticas, identifica de maneira pormenorizada o tipo e extensão da alteração cognitiva, discrimina as funções cognitivas preservadas e comprometidas, presença de alteração comportamental e de humor, bem como o impacto das mesmas nas atividades de vida diária, ocupacional, social e pessoal do indivíduo.

Além do exame das funções cognitivas, a avaliação neuropsicológica deve abranger a investigação das alterações de humor, do comportamento e impacto destas alterações nas atividades de vida diária (AVDs) através da anamnese ou entrevista clínica e escalas de humor, comportamento e AVDs.

O avanço das técnicas de neuroimagem possibilitou investigar a relação entre a localização, a dimensão de lesões cerebrais, a natureza e o grau das alterações cognitivas, assim como, o padrão de ativação e interconectividade cerebral em sujeitos saudáveis e com quadros neurológicos e psiquiátricos, auxiliando a ciência da neuropsicologia.

Eliane Miotto
Livre-Docente pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP, PhD em Clinical Neuropsychology pela University of London – UK, Pós-Doutorado pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP)…

Copyright 2015 | All Rights Reserved | Eliane Miotto | Desenvolvido por RADIGITAL